Kenobi – Star Wars – John Jackson Miller

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Sinopse: A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-anKenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança. Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre JediObi-WanKenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Bem Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.

Existe já um post falando mais sobre o Universo expandido de Star Wars e eu tinha gravado um vídeo, mas não tive coragem de postá-lo.
Muitos de vocês já devem ter visto livros da saga por aí, certo? Pois bem, tudo isso faz parte desse Universo.
No post mencionei alguns muitos livros que eu tenho e alguns muitos que, ainda, não tenho, Kenobi é um dos livros que eu tenho e que estava na minha lista de leitura há algum tempo e finalmente terminei! UHULL.

Um pouco sobre a história:O livro retrata a história de Obi-WanKenobi, o Padauã e, depois, Mestre Jedi responsável pelo treinamento de Anakin Skywalker. A história não é sobre toda vida dele desde que nasceu, na realidade, o livro retrata a jornada de Obi-Wan naquele período entre o episódio III e o IV em que Ben  (apelido que Obi-Wan recebeu em Tatooine) aguardava o tempo certo pelo crescimento de Luck Skywalker.

"Até que a hora certa seja, desaparecer iremos"
(Estas foram as palavras do Mestre Yoda quando a República ruiu e o Império, apoiado pelos Siths ganhou força na galáxia.)

O livro é dividido e, quatro partes, sendo elas: O Oásis, Terreno Mortal,  O Centro Luminoso e A Fenda.
Kenobi traz o espírito Westem eficaz com elementos da galáxia bem explorados, e Bem é o estrangeiro recluso que guarda um segredo despertando a curiosidade dos moradores de Pika Oasis, uma comunidade isolada no planeta Tatooine.

Primeiras impressões: O começo parece prazeroso, saber que seus personagens preferidos tem mais vida além daquela tão brevemente retratada nos filmes, além, claro, de um hiato temporal ocorrido entre os episódios III e IV, mesmo hiato que vemos com o despertar da força, sétimo filme da saga.
Em meados da segunda parte comecei a achar o livro um pouco cansativo, a narrativa maçante, para ser honesta, mas ainda assim, maravilhosa.

Impressões finais: Devo dizer que todos os livros do Universo Expandido me encantam, sejam eles cânone ou legends (para saber mais, clique aqui).
Encontrei um Bem diferente do que vi nos filmes, com menos gana, muito mais para o Obi-Wan da geração episódio IV do que da geração episódio I. Mais pacato, calmo e sábio, como tinha que ser e, contudo, ainda amargurado pelas recentes tragédias por ser ele alguém  de bom coração mas capaz de escolhas um tanto questionáveis do ponto de vista ético e moral.
Existe alguns momentos que vemos o Ben ainda conversando com o espírito de Qui-Gon Jinn.
Fiquei impressionada pela leitura no geral, que mesmo cansativa ainda era instigante e me fazia pedir por mais.
Por fim, os personagens explorados em Pika Oasis são bem explicados e convincentes como moradores de Tatooine

Sobre o autor: John Miller nasceu em 1968 nos Estados Unidos. Jornalista e historiador, escreveu diversos roteiros para histórias em quadrinhos das séries da Marvel Comics e Dark Horse Comics, e, também, para o universo expandido de Star Wars, inclusive as séries de sucesso Cavaleiro Errante e Cavaleiros da Velha República. Kenobi, da série Star Wars Legends, é seu primeiro livro dentro do universo expandido. Inicialmente, em 2006, a ideia surgiu como um roteiro para uma série de HQ's para a Dark Horses, a qual deveria ser uma espécie de western de Star Wars que se passaria em Tatooine. No entanto, John Miller percebeu que suas anotações renderiam um romance completo, e engavetou o projeto. Só em 2012 é que os seus rascunhos ganharam forma de romance, elevando John Miller a um novo patamar de feitos dentro do universo de Star Wars. Kenobi já lhe rendeu quatro estrelas em todas as revistas online especializadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desça já da minha nuvem - Todos os direitos reservados - Por: Louder Design