Universo expandido de Star Wars

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Universo expandido de Star Wars: Vou mesmo começar a resenhar alguns livros de Star Wars no blog e queria de verdade que vocês não boiassem, então resolvi explicar primeiro o Universo Expandido e a ordem de leitura. Eu fiquei um pouco perdida no começo quando iniciei minhas leituras até me dar conta de que eu podia traçar um plano e aqui está meu plano <3  
Pensei muito em fazer um vídeo sobre isso, então decidi que um post seria mais adequado, mas existem tantos livros de Star Wars sendo lançados que provavelmente terei que fazer um novo com as devidas atualizações.
Bom, desde 2005 quando foi lançado nos cinemas o filme A vingança dos Sith (episódio III da saga) começou a sair uma sequência de livros e quadrinhos sobre o suposto desenrolar da história. E agora, com o lançamento de Despertar da força, episódio VII, além da compra pela Disney dos direitos da Lucas Film, quem entrou na onda galáctica agora provavelmente está mais perdido do que cego em tiroteio.
Vou adiantar que a editora Aleph, responsável pelo lançamento de boa parte dos livros sobre a saga de Star Wars disponibilizou no seu site uma ordem cronológica que se espera que os livros sejam lidos para melhor aproveitamento da história e eu, por minha vez, decidi replicar a ordem da Aleph e acrescentar mais algumas coisas para vocês leitores.
O Universo Expandido de Star Wars: Primeiro de tudo vou explicar um pouco sobre o universo expandido e os selos “Legends” e “Novo Cânone”. O universo expandido consiste em histórias originais de Star Wars mas que não aparecem nos filmes. Novo Cânone são histórias oficiais de Star Wars que passam a fazer parte do mesmo universo dos filmes, e que a Disney, depois de adquirir os direitos pela saga, classificou como oficiais.
O selo Legends por sua vez, não historias oficiais e portanto lendas sobre o universo de Star Wars, lançadas antes da aquisição da Disney.
Creio que os fãs da saga, assim como eu, tem aceitado as histórias com o selo Legends como lendas mesmo, histórias que poderiam ter acontecido ou até mesmo boatos. Todos os livros do selo tem a inscrição “legends” em cima, fazendo com que os demais, sem a inscrição se tornem parte da Novo Cânone.

Nossa linha do tempo completamente embolada com a da Aleph:

1º Star Wars – Academia Jedi (Autor: Jeffrey Brown): Essa pequena história em quadrinhso traz a trama do jovem Roan Novachez que terminou a escola e está ansioso a se juntar a Academia de Pilotos e quando descobre que foi rejeitado recebe um convite para se juntar a Academia Jedi.

2º Academia Jedi 2

2º Star Wars – Darth Plagueis (Autor: James Luceno): Darth Plagueis, foi o mestre Sith de Palpatine (Darth Sidious) era o único Jedi/Sith capaz de manipular os midicloreans e criar vida.

3º Episódio I: Ameaça Fantasma

4º Lorde Sith Darth Maul

5º Episódio II: Ataque dos Clones – Ep. II

6º Episódio III: A vingança dos Sith – Ep III

7º Kenobi do selo Legends: Conta um pouco sobre a vida que Obi-Wan Kenobi levou em Tatooine depois dos acontecimentos que deram fim à república, a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império, Luck Skywalker enquanto ainda era criado por seus tios.

8º Lordes dos Siths – Cânone

9º Tarkin (Cânone) Autor: James LucenoApós o golpe do Imperio este livro vai contar a história de Tarkin o comandante que arquitetou a construção da primeira estrela da morte ao lado de Darth Vader.

10º Star Wars – Um Novo Amanhecer (Cânone) Autor: John Jackson Miller: Conta a história de Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império.

11º A partir daqui entra a série de TV Rebels

12º Estrelas Perdidas

13º Troopers da Morte (Legends) Autor: Joe Schreiber: Nave da prisão imperial Purgação quebra em um ponto isolado do espaço e na tentativa de consertar a nave a tripulação pega uma terrível doença

14º Trilogia Han Solo – Armadilha do Paraiso vol 1

15º Trilogia Han Solo  - Gambitul Hutt – Segundo volume

16º Trilogia Han Solo – (não localizei o nome)

17º Star Wars a trilogia da editora Darkside: como ele é dividido em três partes, leia a primeira parte apenas.

18º Episódio IV: uma nova esperança - episódio em que acontece a famosa batalha de Yavin

19º O império e a rebelião: o fio da navalha

20º A princesa e o cafajeste (autor: Alexandra Draken): Novel que conta a história do episódio IV

21º Herdeiro do Jedi – Cânone (Lançamento em 2016)

22º Scoudrels – Legends

23º Star Wars a trilogia da editora Darkside: como ele é dividido em três partes, leia a segunda parte apenas.

24º Rogue One (Esqudrão Rogue)

25º Episódio V: O Império Contra-Ataca

26º Então você quer ser um Jedi? (autor: Adam Gidwitz): Novel que conta a história do episódio V

27º Sombras do Império (Legends) Autor: Steve Perry: se passa entre os episódios V e VI enquanto a princesa Leia organiza uma missão para resgatar Han Solo que está lá preso na placa de carbonita do Jabba, Vader quebra as regras do Império e vai atras de Luck para recrutá-lo ao lado sombrio da força.

28º Star Wars a trilogia da editora Darkside: como ele é dividido em três partes, leia a terceira parte apenas.

29º Alvo em Movimento (autor: Cecil Castelucci e Jason Fry): uma aventura da princesa Leia

30º A arma de um Jedi (autor: Jason Fry): uma aventura de Luck Skywalker

31º A missão do contrabandista (autor: Greg Rucka): uma aventura do Han Solo

32º Episódio VI: O Retorno de Jedi

33º Bem vindo ao lado sombrio da força (autor: Tom Anglerbiager): Novel que conta a história do episódio VI

34º Ascenção e queda de Darth Vader (Legends) Hider Windhan

35º Star Wars: Battlefront - Cânone

36º Vader e Filho: história em quadrinhos

37º A princesinha do Vader: história em quadrinhos

38º Marcas da Guerra (Cânone) Autor: Chuck Wendig: conta o que aconteceu com a galáxia depois da destruição da estrela da morte.

39º Divida de Honra

40º Trilogia Thrawn: Herdeiro do Império (Legends) é uma lenda sobre o que poderia ter acontecido com os personagens, mas a história aceita como original foi de O despertar da Força.

41º Trilogia Thrawn: Ascenção da Força Sombria (Legends) segundo volume.

42º Trilogia Thrawn: O ultimo comando (Legends) terceiro volume.

43º Trilogia Thrawn – Crise de fé (conto)

44º Antes do Despertar (Greg Rucka)

45º Episódio VII: O Despertar da Força

46º Legado de Sangue (Claudia Gray)

47º Episódio VIII: Os últimos Jedi

48º Episódio IX

49º Star Wars – Provação (Legends) Autor: Troy Denning: Um livro que se passa 40 anos após a história de Star Wars, Legends, claro.

50º Caminho Jedi

51º Livro dos Sith

52º Código dos Caçadores de Recompensa

53º Manual do Império

54º Almanaque Jedi

55º A origem e a lenda de Obi-Wan Kenobi

56º Guia visual definitivo

57º Como Star Wars conquistou o Universo.

3 comentários:

  1. Ahhhhhh que demais! Amei!
    A cronologia toda da série!!!
    Fantástico! E nossa, eu não fazia ideia que existia tanta coisa. É muita coisa!

    ResponderExcluir
  2. Texto seu muito bom ficar! Ajudar muitos Padawans ele vai! Mas... Huuum... De Darth Bane você não falar. Poderoso Lorde Sombrio ele é, inventor da Regra de Dois ele foi é viver mil Anos Antes das Guerras Clônicas! Editora Universo dos Livros livro sobre ele lançar e procurar você deve!

    ResponderExcluir
  3. Legado de Sangue é Cânone ou Legends?

    ResponderExcluir

Desça já da minha nuvem - Todos os direitos reservados - Por: Louder Design