Por que Indiana, João? de Danilo Leonardi

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já devia estar acostumado com provocações apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente descolado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage  a um ataque  de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas  podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas ao seu redor. 'Por que Indiana, João?' é livro de estreia de Danilo Leonardi, e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até adultos - o o bullying



Na época que o livro foi lançado eu era louca pelo canal no Youtube do autor Cabine Literária. Via os vídeos tanto os antigos quanto os novos e eu tinha (espero ainda ter) um amigo tão louco quanto no canal, mas a grana como sempre estava curta para comprar o livro, porém nessa Bienal do livro Rio, ele olhou pra mim, mandou um beijo da estante e comprei. 😍


“Mas talvez você precise errar um pouco pra entende as coisas que tento te explicar”

O que achei do livro: Impactante. O livro fala sobre a vida pessoal e social de João Vitor Galeto pouco tempo antes e também posterior a fama quando um vídeo seu revidando seu bullier ( acho que é assim a grafia correta)Guilherme viraliza e o adolescente se torna um  formador de opinião pública, ganhando respeito, amigos e importância inesperada. A obra apesar de tender para o assunto, não deixa de ter outros pontos em segundo plano, como dinâmica entre casal separado, confiança, relacionamento etc. Mas, a questão primária é bem interessante, mostrando que como somos seres diversos a forma de abordar tal assunto também vai ser discrepante, fora que o livro me levou de volta ao colégio, lembrei de quem eu seria no ocorrido todo, porque tudo no exemplar beira o possível e real, apesar de ser uma história  ficcional, porém que deve ser  discutida por todos em seu lares, escolas e rodas sociais, não é frescura ou palhaçada de quem dá está procurando polêmica. Responsáveis conversem, falha de comunicação pode ser com na música Semana que vem da Pitty :
Não deixe nada pra depois

Não deixe o tempo passar
Não deixe nada pra semana que vem
Porque semana que vem
Pode nem chegar

Então não estejam tão distantes de quem te cerca, sobre agressores não sei o que os move no geral, no meu caso era competitividade e gracinhas para a plateia até eu notar o quão ridícula fui e buscar tratamento, foi o caminho que achei talvez seja o seu também.
Primeiras impressões: A dinâmica da família foi à primeira coisa a tomar minha atenção além da história. Os pais mesmo separados são presentes a sua maneira.
Impressões finais: Quando você menos espera é que está realmente modificando ao redor. E é sim muita coisa parar e ser altruísta.
Sobre o autor: Danilo Leonardi é um leitor nato, mas nunca pensou que sua ambição de escrever um livro se concretizaria até nascer a ideia de "Por que Indiana, João?". Criador de um dos maiores sites de literatura do Brasil acredita no poder da leitura e se esforça para que ela se torne cada vez mais popular.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desça já da minha nuvem - Todos os direitos reservados - Por: Louder Design