Desça já recomenda: Arca Literária - A revista literária mais completa da internet.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017



O Arca Literária é, na verdade, a 8ª maravilha do mundo. Eu custei um pouco para conseguir definir o que o Arca representou para mim, então optei por começar a contar a minha história com o site Arca Literária, como faço na maioria das minhas resenhas sobre livros.
Tudo começou num dia de verão (mentira, porque foi no meio do inverno), uma amiga minha, a Avellar, me convidou para participar de uma antologia que, para quem não sabe, nada mais é do que um compêndio de contos de vários autores diferentes transformados em um livro.
Eu sempre gostei dessa coisa sobre as antologias, já tinha participado de duas ou três e decidi tentar. A primeira coisa que gostei sobre a proposta do Arca foi a ideia da antologia em si, o tema eram cartas que foram perdidas durante a primeira guerra mundial e encontradas, agora, anos depois.
Apenas para esclarecer, a ideia de uma antologia é que o autor escreve um conto de acordo com o tema proposto e, sobre esse conto participe de uma seleção, como um concurso cultural. 
Então lá estava eu escrevendo minha carta até que resolvi fuçar no site do Arca e aí, meus amigos, descobri um mundo inimaginável por trás das antologias.

O Início: O Arca começou em 2000 como um projeto de incentivo a leitura e apoio a deficientes visuais.

O Arca atualmente: Hoje o Arca é uma das revistas literárias mais completas da internet.

Todas as ideias e propostas: Esta parte vou falar em tópicos para vocês conseguirem entender a proposta do site.

  • Sorteios Literários: Aqui eles fazem vários tipos de sorteios, desde livros, até brindes fornecidos por autores ou conquistados a duras penas em Bienais e feiras de literatura. Assim, cada pessoa que conhece o Arca pode ter um pouco mais sobre seus livros preferidos em casa.
  • Resenhas e Críticas Literárias: O Arca também funciona como um blog, parecido com este daqui, que publica resenhas dos livros mais vendidos no mercado, bestsellers, nacionais, etc., para que o leitor possa conhecer um pouco da obra antes de se aventurar no cartão de crédito.
  • Colunas do Arca Literária: Existe uma parte no site de colunas sobre diversos temas, que abordam desde literatura nacional até literatura sobre violência e empoderamento feminino, vale a pena conferir, inclusive sou uma das colunistas de lá (apesar de confessadamente estar atrasada com os trabalhos).
  • Espaço do Autor: Espaço lindo, cheio de criatividade e magia onde são feitas as divulgações de autores nacionais e internacionais, lá eles divulgam as obras do autor, eventos e debates. A parte boa é que o leitor pode saber um pouco mais sobre seu autor preferido e eventualmente comparecer aos eventos, ganhar brindes e pegar autógrafos <3
  • Entrevistas: Um espaço voltado a diversas entrevistas com autores nacionais, onde podemos comentar e ter um contato mais próximo com algum deles.
  • Biografias: Biografias de autores.
  • Antologias: Essa parte é a mais especial, o Arca Literária tem organizado uma série de antologias que estão sendo publicadas pela editora Illuminare, oportunizando inclusive a novos autores que querem entrar no mercado literário a publicar suas obras. Agora, creio que a partir do ano que vem... tãrãrã tã tã (rufem os tambores) o Arca será um selo da editora!!
De verdade e do fundinho do coração, não deixem de conhecer essa plataforma incrível que já é o Arca e que vem se tornando maior a cada dia que passa <3
Obs: Em especial quero agradecer a Ceiça Carvalho por todo carinho, apoio e dedicação com todos os jovens autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desça já da minha nuvem - Todos os direitos reservados - Por: Louder Design