Castelobruxo: A escola de Magia e Bruxaria do Brasil - J.K.Rowling

segunda-feira, 31 de julho de 2017

"Os estudantes do Castelobruxo usam vestes verde-claro e são especialmente avançados em Herbologia e Magizoologia; a escola oferece programas de intercâmbio bem populares para estudantes europeus que desejam estudar a flora e a fauna mágica da América do Sul. Castelobruxo produziu um grande número de ex-estudantes famosos, incluindo um dos mais famosos preparadores de poções do mundo, Libatius Borage (autor de, entre outros trabalhos, Estudos Avançados no Preparo de Poções, Contravenenos Asiáticos e Tenha sua Própria Fiesta Engarrafada), e João Coelho, capitão mundialmente renomado do time de quadribol Rasa-árvores de Tarapoto."

Falando sobre livros, mas não necessariamente sobre livros, queria contar sobre uma notícia muito legal! Ok, pode ser notícia já superada para alguns, mas todas as vezes que leio alguma reportagem sobre isso fico pensando se, concretamente, teremos uma escola, ou ao menos um museu sobre Harry Potter, aqui, no Brasil.
O que chegou mais perto até hoje foi a escola EMB (Escola de Magia e Bruxaria, clique aqui para saber mais) localizada na cidade de São Roque, interior de São Paulo.

Para quem ainda não sabe, J.K. Rowling, escritora da maravilhosa e mágica série de livros Harry Potter teceu algumas informações sobre outras escolas de magia ao redor do mundo, deixando evidente que o sonho da magia não é apenas europeu e existem escolas de magia espalhadas pelo mundo inteiro.

Uma delas, é bastante mencionada em Animais Fantásticos e Onde Habitam, novo filme da saga que mostra a história de como Newt Scamander escreveu o livro Animais Fantásticos, o filme se passa nos Estados Unidos na década de 40 e a escola de magia de lá é Ilvermorny.

Enfim, nossa queria Rowling não apenas mencionou outras escolar ao redor do mundo, como também, deu detalhes sobre elas.


"A escola brasileira bruxa, que recebe alunos de toda a América do Sul, pode ser encontrada escondida nas profundezas da floresta tropical. O fabuloso castelo parece em ruínas para os poucos Trouxas que já a viram (um truque compartilhado com Hogwarts; a opinião é dividida sobre quem roubou a ideia de quem). O Castelobruxo é um edifício imponente de rocha dourada, muitas vezes comparado a um templo. O edifício e os jardins são protegidos pelos Caiporas, pequenos e peludos seres espirituosos que são extraordinariamente travessos e perniciosos, e que emergem escondidos na noite para vigiar os alunos e as criaturas que vivem na floresta. A ex-diretora do Castelobruxo, Benedita Dourado, já foi ouvida rindo vorazmente em uma visita de intercâmbio a Hogwarts, quando o diretor Armando Dippet queixou-se de Pirraça, o poltergeist. Sua proposta de mandar alguns Caiporas para a Floresta Proibida “para mostrar o que é problema de verdade” não foi aceita. Os estudantes do Castelobruxo usam vestes verde-limão e são especialmente avançados em Herbologia e Magizoologia; a escola oferece programas de intercâmbio muito populares para estudantes europeus* que desejam estudar a flora e fauna mágicas da América do Sul. O Castelobruxo produziu uma série de famosos ex-alunos, incluindo um dos fazedores de poções mais famosos do mundo, LibatiusBorage (autor de, entre outras obras, Estudos Avançados no Preparo de Poções, Antivenenos Asiáticos e Tenha Você Também uma Fiesta em uma Garrafa!), e João Coelho, capitão do mundialmente renomado time de Quadribol Rasa-árvores de Tarapoto.
*Foi uma dessas viagens que os pais de Gui Weasley não puderam pagar, fazendo com que sua amiga por correspondência no Castelobruxo lhe enviasse algo desagradável pelo correio."
(Texto completo de Castelobruxo e das outras escolas ao redor do mundo, em português, no site animago.)

Honestamente, J.K. que me perdoe, mas achei o nome horroroso. De qualquer forma, deixando à parte o preconceito pelo fenômeno de junção de palavras, achei incrível podermos ter uma visão ampla de escolas de magia por todo o mundo. Além disso, caiporas são as guardiãs da escola, tenho o maior apego pelo folclore brasileiro. 
Não entendi muito bem a coisa com as vestes verde limão, mas acho que tudo tem a ver com a natureza e a enorme gama de "verde" que temos no Brasil (ainda que isso tudo, tristemente, desapareça daqui a alguns anos).


Enfim, para os trouxas, existir uma escola concreta no Brasil ainda é um sonho, para nós, bruxos, sabemos que ela existe - até porque eu estudei lá ;) - e sabemos o quanto as caiporinhas são travessas <3

Ta bom vai, vou ser legal e mostrar o mapa para vocês da localização dessas escolas., Quando terminarem, basta bater uma vez e dizer "malfeito feito", senão qualquer um pode ler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desça já da minha nuvem - Todos os direitos reservados - Por: Louder Design