Extraordinário de R. J. Palacio

quinta-feira, 22 de junho de 2017


Sinopse: August Pullman, Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... Até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie  tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.  

Um super amigo meu havia falado sobre o livro, mas só foi mencionado, maaaaaaas um belo dia fui conhecer um serumaninho um tanto doidinho sabe? (leia-se Taly) E ela me deu o exemplar de presente, tenho que admitir que demorei um tempinho para ler.
O que achei do livro: O livro é exatamente o que diz no título: Extraordinário é claro que o August é o ponto que une todas as partes do livro (a narrativa é cotada em oito partes sendo três descritas pelo próprio Auggie). É legal ver como cada um reage tanto em sua vida quanto em relação ao menino. As pessoas deixam claro com está o seu interior em suas partes, fica evidente pela forma como a autora escolheu a diagramação de determinado contador da história. Auggie é tido como protagonista da história, porém se for notar bem, vai perceber o verdadeiro protagonista é o saber aceitar a diversidade, ter respeito pelo o que nos torna mero ignorante. Toda leitura serve para isso, uma grande e linda reflexão. Até mesmo os pontos de vistas querem dizer algo; afinal uma história pode ser contada de formas diferentes e impactam. Outra coisa que é perceptível são referências da cultura pop que ajuda bastante a situar a história na linha do tempo e também serve para fazer nossa imaginação pincelar o cenário e etc
Primeiras impressões: Amei conhecer o mundo através de uma criança tida como nada normal. E esperava que fosse isso o Auggie (apelido do até então protagonista) dizendo o que acha e sente todo o sempre.
Impressões finais: Que livro gostoso da porra! Obrigada por tê-lo em minha estante e mais do que isso, suas palavras na minha mente.
 "Jack, às vezes magoamos as pessoas sem quer. Entende?


Curiosidades: O livro ganhará um filme para chamar de seu nesse ano já casting[1] confirmado, pôster e também trailer.
Já foi divulgada o trailer legendado, clique aqui para ver
Sobre a autora: R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.



[1] Casting, no mundo de comunicação, consiste em selecionar profissionais para atuar em um evento.
Os profissionais podem ser modelos, atores/atrizes, recepcionistas, promotoras, coordenadores, etc. O evento pode ser uma festa, promoção, lançamento, casamento, seminário, congresso, filme, comercial, propaganda, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desça já da minha nuvem - Todos os direitos reservados - Por: Louder Design