ARCÓRNIO: O Tesouro no final do Arco-Íris de Marine Mello

terça-feira, 27 de junho de 2017

Sinopse: Ao ver a mãe numa situação que talvez não tenha volta, Anne corre para que chegue a tempo de reparar seus erros, até que algo inesperado acontece. Anne fica pressa em mundo de fantasias. A única coisa que pode salva-la é o tesouro que existe no final do arco-iris. Disposta a se arriscar em uma aventura perigosa, ela mergulha no mais profundo mistério do oceano na tentativa de ser perdoada  pela mãe. Você já se perguntou qual é o tesouro que há no final do arco-iris? Dentro do desconhecido, Anne precisa correr atrás desse tesouro para entender o sentido da vida, e nessa  procura ela faz descobertas inimagináveis,  passa por provações tortuosas e em cada uma delas leva uma batalha no coração e uma lição valorosa para si. No meio do caminho, Anne se esbarra em um amor quase impossível, que fará repensar uma possível mudança de planos. Será que Anne será capaz de encontrar o final do arco-iris para salvar mãe e filha, e se libertar? Ou será que vai escolher perder tudo para se prender junto de seu amor verdadeiro?

A Marine havia lançado Arcórnio (que está na Bienal do livro desse ano) e feito entrevista num IG que é somente disso, entrevistas de autores independentes brasileiros. Em falar nisso devo muitos obrigadas a esse Instragram maravilhoso e então eu me interessei e ela se tornou parceira do Desça já. Eu vou ser sincera e dizer que a procurei tanto pela entrevista quanto pela curiosidade com o nome do livro que involuntariamente me lembrou unicórnios e foi curioso sim então cá estamos.
O que achei do livro: Eu poderia chegar e falar duas palavras: Psicodélico e reflexivo. Arcórnio te leva a uma grande viagem em um mundo fantástico e cheio de magia após o acidente de carro sucedido com a nossa protagonista Anne Liz. O livro te prende e faz você querer ler tudo o que a obra tem a lhe oferecer, porque tudo dito mexe com você, por vezes os pensamentos da garota fazem você se colocar no lugar dela e pensar: Isso é completamente para mim, nossa que tapa na cara!
A história é colorida te fazendo imaginar aquele lugar encantado com seus seres diferentes e ao mesmo tempo não é só isso, esse é um plano de fundo ao bem maior que não é tão discutido, não dessa forma.
Primeiras impressões: Nossa! Que livro reflexivo, questionador e com um Q de quebrador de paradigma (Logo de início com a criação dada ao pai). Porém, nossas primeiras palavras o que me veio à mente parte de uma música da Pitty chamada Só de passagem 
Impressões finais: O livro é introspecção[1] pura, não tem como ler tudo e não ser tocado, mexido talvez até modificado.
Sobre a autora:
Marine Melo nasceu na pequena cidade de Lambari, Minas Gerais. Tem 19 anos e é estudante de Psicologia, presidente da Liga Acadêmica de Psicanálise e pesquisadora na área de ciências humanas e sociais. Aos 10 anos já colecionava composições de autoria própria, aos 13 escreveu seu primeiro livro ''O Diário de Harley'', aos 18 publicou ''Arcórnio - O Tesouro no final do Arco-íris'' e ''O Monstro do Armário''.



[1] Introspecção em uma explicação rápida é o olhar para dentro de si próprio observando e descrevendo do conteúdo (pensamentos, sentimentos) da própria mente, segundo a psicologia.

Um comentário:

  1. Quanta gratidão por essa resenha. Me perdi em vários sorrisos de satisfação ao lê-la! Obrigada pelo interesse em Arcórnio e pela transcrição maravilhosa de suas impressões sobre o livro. Foi uma honra fazer parceria com o Desça já da Minha Nuvem. E a propósito, amei todo o visual do Blog! Muito sucesso pra vocês, meninas.

    ResponderExcluir

Desça já da minha nuvem - Todos os direitos reservados - Por: Louder Design